Liderança Adaptativa

Até mesmo o melhor planejamento é impreciso, pois tudo muda de forma cada vez mais rápida e imprevisível. Há risco, incerteza e dúvida em grande parte das decisões que se tomam no dia a dia.

Como lidar com isso? Como entregar os resultados de hoje e, ao mesmo tempo, planejar o futuro, em um ambiente em constante mudança?

A Atingire pesquisou a fundo o tema, criando um treinamento inovador e de aplicação imediata, ao desenvolver 10 princípios interconectados de Liderança Adaptativa. Gostaríamos de dividir com você um resumo desses princípios.

  • 1. Desenvolva um plano de aprendizado para reduzir o risco e a incerteza.
    Aprenda o que é importante e não conhecido, mas possível de se conhecer. Para fazer isso, identifique, com base nas informações existentes, quais as variáveis críticas que afetam o seu negócio. Então separeo que se sabe, o que não se sabe e o que é impossível de saber sobre tais variáveis. Finalmente, desenhe e execute um plano de aprendizado para conseguir as informações relevantes que não se sabe, por meio de análise, pesquisa e/ou experimentação.
  • 2. Esteja e trabalhe próximo de seus clientes, fornecedores, parceiros e comunidades colaborativas.
    Pense para além dos limites do seu escopo de trabalho, obtendo uma compreensão mais clara do que está acontecendo e pode acontecer no futuro ao estar e trabalhar bem próximo de onde a ação acontece. Incentive e reconheça a interação da sua rede de empresas e consumidores, gere confiança entre as diferentes partes e, acima de tudo, ouça atentamente o que todos tem a dizer a você.
  • 3. Faça escolhas sólidas perguntando: 'o que tem que provar verdade para isso funcionar?'
    Essa abordagem ajuda você a avaliar se uma ideia é de fato interessante ao forçar as pessoas a articularem que premissas precisam acontecer na prática para que a ideia seja bem sucedida.
  • 4. Reduza o risco faseando planos de grandes investimentos.
    Aprovar o plano completo pode ser muito arriscado, mas trabalhar com objetivos e investimentos intermediários não. Defina metas parciais que sirvam de acompanhamento à medida em que você executa, aprende e ajusta o plano conforme necessário.
  • 5. Construa cenários e planos de contingência para decisões críticas.
    Construir cenários amplia o pensamento lógico ao estimular as pessoas a fazerem várias perguntas e avaliarem uma ampla gama de hipóteses, dessa forma ajudando a preparar a empresa para o futuro. Planos de contingência reduzem a afobação na tomada de decisão e aceleram a implementação, uma vez que um pré-plano já está (ao menos em parte) desenvolvido. Em geral, quatro a cinco cenários é um número ideal; tenha certeza que seus planos de contingência definam claros “gatilhos” e respectivas ações.
  • 6. Coloque uma iniciativa em cada risco crítico.
    A maioria das empresas tem um portfolio de iniciativas para atacar oportunidades. Mas elas deveriam também endereçar cada risco crítico identificado de forma a mitigá-lo, o que pode ser tão ou mais importante. Tenha a mesma disciplina das iniciativas “comuns”: um plano claro, com prazos, responsáveis e investimentos necessários.
  • 7. Faça planejamentos periódicos de longo prazo, vs. apenas o incrementalismo típico de orçamentos anuais.
    Planejamentos anuais são frequentemente exercícios orçamentários incrementais e limitados, de curto prazo. Fuja dos padrões atuais de pensamento, ampliando o escopo das análises, explorando novos potenciais caminhos e procurando por padrões desconhecidos que podem enriquecer seus planos atuais.
  • 8. Construa proativamente iniciativas exploradoras.
    Risco e incerteza tornam impossível prever o futuro perfeitamente – inclusive do seu negócio. Evite a “inércia do sucesso”, explorando proativamente novas oportunidades de forma disciplinada e em diferentes níveis (planos, processos, produtos e até modelos de negócio por completo), para capturar valor e, em última instância, sobreviver.
  • 9. Falhe de modo rápido e barato ao inovar, aprenda e siga em frente.
    Falhar ao inovar (e não em operações rotineiras) proporciona novos e valiosos conhecimentos que podem ajudar uma empresa a saltar na frente da concorrência e garantir seus crescimento futuro. Meça fracassos por custo, e não por taxa. Dê permissão para as pessoas estarem erradas, encoraje experimentos não usuais e valorize o aprendizado, reduzindo o medo de fracassar.
  • 10. Tenha um planejamento simples e contínuo, de resposta rápida e clara.
    Um ambiente que muda de forma rápida e um crescente número de variáveis que afetam o negócio exigem que se colete, processe e consolide mais informações relevantes; que se divida rápida e continuamente o que está acontecendo, o que pode acontecer e o potencial impacto do que pode acontecer e – se necessário – que se ajuste ou mude os planos, de uma forma simples e no tempo certo.

Gostaria de uma proposta de trabalho?

solicitar proposta

Mensagem especial: COVID-19 e a aprendizagem à distância
Como sua empresa pode sair fortalecida da crise

O afastamento social recomendado para conter a disseminação do COVID-19 acelerou a adoção de programas de desenvolvimento à distância em empresas de todos os setores.

Cientes de todas as dificuldades que o momento impõe, concentramos nossos esforços em ajudar as empresas a produzirem resultados, bem como mudar comportamentos, aspectos fundamentais para que possamos aprender com essas dificuldades e nos fortalecer ainda mais.

Conte com a Atingire para transformar seus programas tradicionais em EAD síncrono, bem como para desenvolver novos programas, desenhados especificamente para os canais virtuais. Neste momento tão desafiador, a adaptabilidade e o aprendizado se mostram ainda mais essenciais - e a Atingire continua ao seu lado para garantir que sua empresa sairá fortalecida desta crise!

Veja os temas mais contratados Fale conosco sobre outros assuntos