Livro Inteligência Crítica e Inteligência Política

Livro Inteligência Crítica e Inteligência Política

Desde 2014, a Atingire tem abordado a importância da expertise em aprender como sendo o critério primordial para a qualificação de talentos.

Em um cenário de tantas mudanças, em que não é possível saber quais competências serão demandadas de nós nos próximos anos, a capacidade de aprender continuamente parece ser a principal fonte de vantagem competitiva profissional.

No entanto, temos notado que os melhores talentos não apenas trabalham sua expertise em aprender, mas também possuem um olhar muito atento para o que podemos denominar de “inteligências”.

A mais notória delas provavelmente seja a inteligência emocional, um tema presente em centenas de diferentes projetos de educação corporativa elaborados pela Atingire nos últimos anos.

A inteligência emocional raramente é apresentada como uma competência; é muito mais um pré-requisito, uma plataforma, um alicerce para o exercício de diferentes competências. Exemplo: para a competência “trabalha eficazmente em equipes” é preciso ter inteligência emocional; para a competência “constrói relações produtivas”, idem, etc.

Então, surgiu na Atingire a seguinte indagação: será que, para a atuação eficaz em organizações, não há outros tipos de inteligência, além da emocional, que também constituem alicerces para diferentes competências?

Esse questionamento fomentou um processo de pesquisa bibliográfica e de entrevistas junto a líderes, reconhecidos como talentos em suas empresas. Nesses diálogos, várias “inteligências” foram nomeadas como significativas. Mas, dentre as possibilidades exploradas pelos entrevistados, duas inteligências nitidamente se destacaram.

Uma delas diz respeito à inteligência crítica, que é uma plataforma extremamente importante para um variado conjunto de competências, que envolvem comportamentos em processos de tomada de decisão e de planejamento, bem como a atuação relevante em iniciativas de inovação e até mesmo a capacidade de pensar estrategicamente.

A outra é concernente à inteligência política, que complementa a emocional como um alicerce de uma grande diversidade de competências, relacionadas à capacidade de influenciar pessoas e promover processos de mudança.

Se você se interessou, acesse abaixo o primeiro capítulo da seção sobre inteligência política.

Gostaria de uma proposta de trabalho?

solicitar proposta

Mensagem especial: COVID-19 e a aprendizagem à distância
Como sua empresa pode sair fortalecida da crise

O afastamento social recomendado para conter a disseminação do COVID-19 acelerou a adoção de programas de desenvolvimento à distância em empresas de todos os setores.

Cientes de todas as dificuldades que o momento impõe, concentramos nossos esforços em ajudar as empresas a produzirem resultados, bem como mudar comportamentos, aspectos fundamentais para que possamos aprender com essas dificuldades e nos fortalecer ainda mais.

Conte com a Atingire para transformar seus programas tradicionais em EAD síncrono, bem como para desenvolver novos programas, desenhados especificamente para os canais virtuais. Neste momento tão desafiador, a adaptabilidade e o aprendizado se mostram ainda mais essenciais - e a Atingire continua ao seu lado para garantir que sua empresa sairá fortalecida desta crise!

Veja os temas mais contratados Fale conosco sobre outros assuntos